BATMAN: A PIADA MORTAL (ANIMAÇÃO)



Se tem uma coisa que agrada aos fãs de livros e historias em quadrinhos (HQ’s) é ver suas obras favoritas sendo retratadas nas telas de forma adequada. A grande aposta do momento foi a animação de um dos clássicos dos quadrinho, A Piada Mortal.

A Piada Mortal teve seu primeiro HQ lançado em 1988, nos Estados Unidos, pela DC Comics e trás uma das historias de origem mais conhecidas do vilão icônico de seus universos, O Coringa.

Você acredita que um dia ruim seja o suficiente para tornar louco uma pessoa “normalmente” sã? Esse é o grande questionamento levantado nessa historia. Aqui conhecemos um comediante desempregado em busca de um emprego para sustentar sua mulher e filho que está por vir. Não conseguindo um emprego formal, o comediante decide então aceitar um trabalho um tanto radical que pode mudar sua vida para sempre. E é isso que acontece. Durante o tão aclamado trabalho, um erro acontece e vemos dai o surgir do tão conhecido vilão.

A animação trás a trama com  excelência e fidelidade, não ficado de fora de fora nenhum dos acontecimentos retratados no HQ. Por possuir acontecimentos fortes, a animação teve sua classificação para +18, com um pouco mais de uma hora de duração.

Não se trata de uma animação boba, muito pelo contrário. Nessa historia vemos um Coringa extremamente cruel e desequilibrado e um Batman ciente de que a rixa entre ele e o vilão está predestinado a ter um final trágico.

Para intensificar a experiencia traumática, a animação introduz uma aventura do Batman com uma de suas parceiras na luta contra o crime, a Batgirl, Barbara Gordon. No começo fiquei meio receoso sobre essa introdução, pensando que poderia desfocar um pouco a história porém tudo flui muito bem, não ficando nada vago. Rola até uma cena inesperada que eu nunca esperava ver em uma animação.

A dublagem dos personagens são excelentes, o que não nos faz torcer o nariz enquanto assiste. Uma coisa que incomodou um pouco e me fez não ficar tão imerso na história foram os traços usados na animação, que poderiam ter sido feitos para transmitir um pouco mais de maturidade pois, em alguns momentos, pareciam traços de animações infantis.


Para quem não conhece a história, vale muito a pena conhecer a origem de um dos nossos palhaços favoritos. Para os conhecedores da historia, podem assistir sem medo pois não irão se decepcionar. A Piada Mortal teve uma sessão de lançamento especial na ultima segunda-feira, dia 25 de Julho, em alguns cinemas da rede Cinemark em parceria com o Omelete. Seu lançamento digital será no dia 2 de Agosto, não tendo data marcada para o lançamento dos DVD’s e Bluray nas lojas. A animação também pode ser facilmente encontrada para fazer download por ai, caso queiram.

Caso ainda não tenha sido convencido a assistir CLICK AQUI e veja um trailer.