SUPERNOVA: A ESTRELA DOS MORTOS

Caso ainda não conheça o primeiro livro da saga Supernova: O Encantador de Flechas, CLICK AQUI.


Após deixar sua cidade natal, Leran está perdido em busca de uma pessoa que possa ajudar sua irmã Luana a controlar seus poderes. Enquanto foge de caçadores colocados em seu encalço, o arqueiro conhecerá novos lugares e aliados para sua jornada. Ao mesmo tempo, Tlavi, a jovem Estrela da Cura, tenta desvendar os mistérios de um criminoso capaz de erguer as forças das trevas no território pacificado do Reino Central. O caminho desses personagens está ligado pelo destino. Será que poderão lutar juntos para descobrir como vencer os novos inimigos? Conseguirá Luana despertar sua verdadeira força? Como Leran agirá diante da evolução dos poderes da irmã? É o que você vai descobrir em Supernova: A Estrela dos Mortos.

A literatura brasileira cada dia mais ganha seu espaço no coração dos leitores com as inúmeras obras fantásticas que vem sendo lançadas, e hoje venho falar de uma dessas obras que merece um pouco de atenção. A Estrela dos Mortos é o segundo livro da saga Supernova, do autor Renan Carvalho, cuja continuação ainda não tem data certa de lançamento, apenas sabemos que será lançado no ano de 2017, (Esse ano promete no quesito lançamentos, convenhamos.) e se chamará O Satélite de Ferro. 

Logo de imediato, a história nos apresenta uma nova protagonista, Tlavi Hur. Tlavi é a Estrela da Cura, Palarmentar em missão de reconhecimento de uma área onde se alastra uma infecção que já levou a vida de metade dos habitantes da cidade de Cimérium. Determinada, a estrela descobre que o que trás a morte aos cidadães é mais que uma simples infecção que possa ser curada por suas energias, e que os eventos catastróficos que circulavam Cimérium eram causados pela Estrela dos Mortos, manipulador das trevas. 

Em local desconhecido, Leran e Luana se veem rodeados por novos conflitos que mostram que fugir de Acigan e vencer a Rainha Nagisa era de, longe, seu principal desafio. Acigan foi apenas o começo. 

A mitologia criada e introduzida por Renan Carvalho em O Encantador de Flechas evolui ainda mais em A Estrela dos Mortos. O autor soube ministrar bem, novamente, a narrativa não linear em sua história, nos trazendo hora a visão de Leran, Hora a visão de Tlavi, e em um momento isolado nos mostrando a visão de um dos novos personagens apresentados. Deixando a história ainda mais ampla. 

Os personagens possuem características e personalidades fortes, por mais que sejam claramente muito diferentes um dos outros. Leran, como protagonista, precisa amadurecer um pouco mais. Luana nem se fala. A jovem birrenta e irritante só chama realmente atenção quando entra em transe e se mostra uma pessoa completamente diferente, forte. Já Tlavi, por outro lado, se mostra mais interessante e sensata, sendo uma personagem calculista e inteligente, parecendo fria e complexa em outros momentos. Sendo muito bem introduzidos à historia, os novos personagens reforçam a equipe e trazem um enorme clima de companheirismo e trabalho em equipe. A evolução do autor junto a sua obra é facilmente perceptível na construção dos personagens. 

Uma coisa que me incomodou um pouco durante a leitura foi a facilidade com a qual as coisas pareciam se resolver. Sabe primeira temporada de série de super heróis onde a cada episódio nos é apresentado uma dificuldade e naquele mesmo episódio essa dificuldade se resolve? Em alguns momentos da história nós nos deparamos com essa rapidez na resolução dos problemas que passa a impressão de que o autor tenta correr com a historia. Mas não se deixem desanimar, a trama da historia se desenvolve de forma agradável e nos leva a uma guerra mágica e angustiante. 

Por falar em angustia, vale ressaltar que é preciso estomago para aguentar certas trechos descritos no livro. Criaturas abomináveis são detalhadamente narradas nos carregando para cenários sombrios e tensos. 

Mesmo tendo problemas com uma persistente ressaca literária que me rodeava, a experiencia da leitura de A Estrela dos Mortos se mostrou agradável e de final surpreendente, fazendo valer cada momento de leitura.


O livro possui 480 páginas, sendo distribuído pela editora Novo Conceito. Garanta já o seu! Supernova: A Estrela dos Mortos pode ser facilmente encontrada nas principais livrarias de suas cidades e lojas digitais. Caso já tenham lido a saga, não esqueça de compartilhar com a gente o que achou.