ENTREVISTA: MIONE LE FAY




1-   Sabemos que seu nome é Karina Correia, e seu livro ‘O Equinócio’ leva o nome da autora Mione Le Fay como você é mais reconhecida. De onde surgiu o nome?
Surgiu no meu começo da internet, lá por 2001/2002 eu comecei a jogar RPG no mIRC e o mIRC era/é uma plataforma tipo de bate-papo, onde você tem que registrar o nick, para que as pessoas possam te enviar mensagens pessoais e etc. Naquela época eu jogava dois RPG's, um de Harry Potter e um de As Brumas de Avalon, então eu queria uma forma de unir esses dois universos no apelido, foi quando surgiu Mione Le Fay. Mione de Hermione e Le Fay de Morgana Le Fay.
Eu acabei perdendo o contato com essa galera e quando surgiu o Orkut, eu me registrei como Mione Le Fay para encontrar esse povo perdido, nessa época também comecei a conhecer uma galera da internet que viraram meus amigos e acabei ficando conhecida por eles como Mione, foi então que o apelido foi ficando no meu antigo emprego e eu resolvi adota-lo de vez.
Quando fizeram a capa do livro, eu fiquei em dúvida entre Karina Burini e Mione Le Fay, na hora de decidir eu levei em consideração que faço eventos literários como Mione e tenho um blog literário onde eu uso o nome Mione, sou mais conhecida assim no meio literário e acabei optando por ficar como Mione Le Fay mesmo.

2-  Com quantos anos você entrou no mundo da literatura e como começou a escrever?
Eu sempre gostei de livros, antes mesmo de aprender a ler, minha mãe sempre gostou de ler e o gosto dela passou para as filhas. Desde que comecei a ler minha mãe me levava às bibliotecas para que eu escolhesse meus livros e esse "vício" permaneceu.
Sobre começar a escrever, eu sempre tive grande imaginação e gostava de fazer redações, quando eu tinha uns 8 ou 9 anos, ganhei uma máquina de escrever elétrica (era para ser um computador) e como a máquina de escrever só escreve, eu querendo usar comecei a escrever mais e aos poucos escrever foi se tornando um vício, redações, crônicas, poemas, roteiros até chegar ao livro.

3- Como surgiu a ideia de escrever ‘O Equinócio’?
Eu continuo jogando RPG e criei com uma amiga uma trama para criar dois personagens de RPG (Lauren e Fay), mas não conseguimos levar a trama para esse RPG. Foi então que ela sabendo sobre eu escrever e minha busca por editora me indicou o wattpad, resolvi experimentar o wattpad escrevendo um livro com essas personagens que tínhamos criado e foi assim.

4- Quantos livros não publicados você já escreveu e se ainda continua escrevendo?
Tenho dois livros escritos (escrevi antes de "O Equinócio") e estou escrevendo um quarto. Tenho projeto para pelo menos 13 livros ainda, de universos diferentes.

5-  Quem são seus autores favoritos e como eles influenciam na sua vida e em seus livros?
Pedro Bandeira, J.K. Rowling, Marcos Rey, John Green, Marion Zimmer Bradley, Suzanne Collins, Marie Lu, Melissa Marr, Matthew Quick, Veronica Roth, Richelle Mead, Mauricio Souza, Thalita Rebouças... Vou parar aqui por enquanto... Sim, eles são fontes de inspiração para novas ideias, para continuar escrevendo, para nunca desistir.

6-  Você é parceira de um blog, da aula, organiza grandes eventos, tá sempre sendo atenciosa com seus admiradores, escreve livros e ainda consegue viajar e curtir o sobrinho, como você administra seu tempo?
Na verdade é administradora de um blog e também estudo... Então, um segredo... Eu tenho um vira-tempo... Brincadeira :D Acho que é tudo uma questão de administrar, planejar seu tempo. Saber se focar e usar todo o tempo livre para fazer o que gosta de fazer.
É questão de ver sua prioridade, por exemplo... Eu faço isso tudo, mas durmo de 5h às 6h por noite, não vejo TV, às vezes no final de semana fico em casa fazendo atualizações no blog, slide de eventos e essas coisas... Não estou falando que dormir não é prioridade, mas às vezes se você apertar daqui, apertar de lá você consegue tempo para tudo.

7-  Como foi o processo de escrita do enredo que compõe o livro? E como criou os personagens?
Sempre que tenho uma ideia para um livro, eu monto todo o roteiro dele, que eu chamo de paradigma (pois foi assim que aprendi no curso de roteiro). Eu sei praticamente tudo o que vai acontecer e quando vai acontecer. Foco em seguir ao máximo essa linha. Surgem coisas novas, mas eu não posso deixar sair muito do planejado. Com "O Equinócio", eu acabei mudando o final, porque inicialmente como seria apenas para o wattpad eu não tinha pretensão de publicar, então podia escrever a vontade. Quando surgiu a oportunidade de virar livro para ser lançado na Bienal, eu resolvi transformar em dois livros "O Equinócio" e "O Solstício" para o livro não sair muito caro por ficar muito grande.
Fay, Lauren, Derek, Seth, Bree e Savannah, tinham sido criadas para o RPG, então eu tinha toda uma ficha montada deles, nome, o que eram idade, personalidade, tudo sobre eles. Os demais personagens, sempre que apareciam eu ia criando novas fichas. Para escolher o nome dos personagens eu usava sites geradores de nomes, pedia opinião de amigos na internet e no final, eu usei o nome de leitores que comentaram e acompanharam no wattpad, uma forma de homenageá-los.

8-  Quais são suas influências literárias e como os leitores podem encontrá-las em sua obra? 
No meu primeiro livro todos o inicio de capítulos tinham referencias à livros, no Equinócio faço uma referencia ao livro "Os Miseráveis" de forma bem singela, será muito legal se conseguirem reparar.

09- Fale um pouco sobre você. Seus hobbies, sua trajetória profissional, etc.
Bem, tenho 28 anos, amo ler, amo escrever, amo atuar, amo aprender, amo fazer diversas coisas novas o que faz com que meu tempo esteja sempre ocupado. Trabalho como professora de informática sou blogueira e faço eventos literários. Não sou do tipo de fazer média ou ter vergonha de algo. Sou uma pessoa que gosta de ser totalmente livre em ideias, não me importo em ser diferente, como diria Pitty “Eu sou uma contradição e foge da minha mão fazer com que tudo que eu digo faça algum sentido”.
E é isso... Eu não sei falar muito sobre mim, mas acho que já deu para vocês me conhecerem um pouquinho. ;)

10-  O que os leitores podem esperar do seu livro?
Essa pergunta estou pedindo a resposta da minha beta, pois acho que ela pode falar melhor "Aflição, raiva, nojo!" foram as palavras dela para implicar comigo. Mas a resposta séria foi "Podemos esperar uma história onde vemos claramente o grau de desenvolvimento da história, uma fantasia onde é possível visualizar o mundo que é abordado pela autora. Os personagens são bem descritos e a maioria cativante (Nota da autora: Ela odeia um dos meus personagens que nem é o vilão). É um livro viciante com um excelente ritmo, a autora tem a preocupação de construir cada capitulo de forma que faz você querer sempre mais e mais." 

11-  Você acha importante o contato do autor com seus leitores? Por quê?
Sim, com certeza, nossos leitores são nossos clientes, são nossos chefes, acho que como autora saber o que os mus leitores acham dos meus livros é simplesmente fantástico, além de a opinião deles ser extremamente importante para a minha evolução como escritora.

12-  Por qual editora seu livro vem sendo lançado e como eles te receberam?
Estou lançando através da Tribo das Letras no selo Métrica. Eu não tenho do que reclamar até o momento, foram bem solícitos o tempo todo e tudo no livro, capa, diagramação, passou por mim antes de ser enviado à gráfica. Eles transformaram meu livro em uma obra de arte e eu só tenho como ser grata à eles.

13- Quais dias você estará na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, e onde podemos te encontrar e o que podemos esperar desse encontro?
Estarei na bienal do dia 06 à 13. No dia 13 será quando ocorrerá minha sessão de autógrafo de 14h às 16h no estande da tribo das letras (pavilhão verde - P20). Nos demais dias estarei zanzando pela Bienal, mas irei colocar na minha pagina do face quais os horários que posso ser encontrada no estande da editora.

14- Como podemos comprar o livro ‘O Equinócio’?
O livro "O Equinócio" está disponível através do site da editora clicando aqui e também estará a venda na Bienal, lojas físicas só saberei mais à frente.

15-Deixe aqui suas redes sociais (Twitter, Facebook, Site, Blog, Instagram...).
·  Link para Degustação no Wattpad
·  Página do livro no Facebook
· Minha página no face como Autora
·  Evento da sessão de AUTÓGRAFOS