Depois de muito tempo enrolando e ouvindo meus amigos dizerem “Cara, como você nunca leu Stephen King?”. Decidi largar a preguiça e dar uma chance a um clássico do terror, considerado uma obra prima do terror por muitos críticos, O ILUMINADO.
SINOPSE
A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte. Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.
Como um bom desentendido, que nem o filme tinha assistido direito, fui surpreendido. Logo no começo o livro já deixa bem claro que não está ali para ser apenas mais uma história de terror, está ali para ser “A historia de terror”. Logo entende-se porque ela, mesmo depois de anos de seu lançamento, ainda é super conhecida e aclamada por todos os fãs de terror.
A família Torrance passa por um momento complicado. Jack é um escritor frustrado que acaba de perder o emprego e começa a ter problemas com alcoolismo até o dia em que machuca seu filho e promete para si mesmo nunca mais beber, porém, a família já havia se traumatizado o suficiente e seu relacionamento era tenso e desgastado. A esperança de um novo começo vem quando Jack aceita o emprego de zelador no Hotel Overlook, que ficará fechado durante a baixa temporada de inverno.
Jack e sua família se mudam para o hotel onde ficarão sozinhos durante o inverno. A historia do hotel é contada por vários personagens no decorrer do livro incluindo suas várias mortes, incluindo a de seu ex zelador de baixa temporada, que se entregou a insanidade matando sua mulher, filho e a si mesmo.
O hotel, para a família Torrance, era o cenário perfeito para o entendimento e um novo começo. O isolamento daria a Jack a oportunidade perfeita de se reconectar com sua família e, até mesmo, de terminar a peça que havia começado há anos atrás, porém, a carga negativa do hotel influencia negativamente nos planos da família. Danny, o filho do casal, é “Iluminado”, uma espécie de sensitivo, e tem visões, premonições e, até mesmo, consegue se “conectar” com outras pessoas que também sejam Iluminadas. O que é o caso do cozinheiro chefe do hotel, Dick Halloran, que conversa com o garoto e o avisa sobre as ameaças que o hotel pode oferecer. Principalmente o quarto 217 onde Danny deve evitar a todo o custo. Halloran também avisa ao garoto que, em caso de emergência, o garoto deve chama-lo pois, por serem iluminados, Halloran poderia ouvir o chamado do garoto de onde estivesse.
Cara, se você diz para mim “Glaucio, você não pode ver tal coisa.”, eu não vou ficar quieto até conseguir ver o que é. Agora IMAGINA UMA CRIANÇA! (Não é spoiler, sério.)
Danny passa a ter visões assustadoras do passado do hotel mas, por ter sido avisado, se mantem “forte” pois sabe que aqueles acontecimentos foram perigosos no passada e não podem afeta-lo no presente, porém, esconde dos pais que tem tido visões pois sabe da importância do trabalho para seu pai e para o futuro de sua família.
Tendo dificuldade para influenciar o garoto, o hotel ataca Jack, que passa a ter uma certa obsessão pela historia do hotel e começa, assim como o zelador anterior, a perder a sanidade, se tornando novamente uma ameaça a sua família. O hotel passa a usar Jack para tentar pegar Danny, mata-lo para absorver as habilidades do garoto. É angustiante. A família está completamente cercada, Jack em seu surto, sabota o único meio de transporte que poderia tira-los do hotel, os telefones não funcionam, não há patrulha, nem nada. Apenas a família e o hotel, que quer todos mortos.
Essa foi a primeira obra do autor na qual tive contato e eu agradeço muito a todos que me indicaram e insistiram para que eu lesse O Iluminado. O livro começa a surpreender já em sua primeira parte. Eu imaginava que a escrita do Stephen fosse um pouco cansativa, mas me enganei. A história caminha e se desenrola muito bem, sem tropeços ou vácuos desnecessários.
Devo dizer que o livro entrou para a minha lista de favoritos. A historia te prende, hipnotiza, de forma surpreendente, o que torna os momentos de terror e agonia ainda mais intensos. Há grandes momentos de melancolia ao redor de Wendy que te levam à Bad junto com ela. Você se sente quebrado, acabado e cansado. Li o livro há mais ou menos dois meses e ainda tenho momentos marcantes do livro fixos na cabeça.
O final do livro é muito bom, não deixa a desejar. A forma como a historia se desfecha é perfeita, sério. No final do livro você percebe que Danny não é mais o mesmo de antes, o que levanta um grande questionamento: “O que acontece com a família depois do hotel?” Então, esse questionamento é respondido no livro DOUTOR SONO, que é uma “continuação” da história. Eu, particularmente, não me senti muito atraído pela continuação, mas pretendo ler em breve.
O Iluminado foi lançado em Janeiro de 1977, com várias versões lançadas. Eu adquiri a versão de 2012 da Editora Suma de Letras, contendo 288 páginas. O livro está custando, em média, R$ 35,00 nas principais livrarias. Como de costume, vou deixar aqui embaixo alguns links para que possam adquirir o seu, caso queiram.
Em 1980 O Iluminado teve uma adaptação cinematográfica produzida e dirigida por Stanley Kubrick. Como eu disse, ainda não assisti ao filme, preciso assistir. O problema é que já ouvi tanta gente falar mal sobre que desanimei, o próprio Stephen King diz o filme é a pior adaptação de suas obras. Como criar vontade de assistir assim?
Se você já leu O Iluminado ou, até mesmo o Doutor Sono, deixe seu comentário e compartilhe comigo o que achou. Assistiu o filme e gostou? Compartilha aqui comigo, também. E não deixe de curtir a página do blog no Facebook e ficar por dentro de tudo que acontece por aqui. Nos vemos logo, logo.