LIVRO: DEMONOLOGISTA

Então eu pensei “Hora de diminuir um pouco a quantidade de historias de terror.” E começo a ler o Demonologista, de Andrew Pyper, pra ferrar mais meu coração.


O Demonologista em questão é David Ulman, um professor de literatura especialista em mitologia e na narrativa religiosa judaico-cristã. Já começamos a leitura sabendo que vai dar merda quando descobrimos que o cara é bem ligado as práticas e historias sobre satã, o inferno e seus demônios sendo ateu. Porém, suas crenças ficam a provar quando David recebe um convite através de uma mulher misteriosa para que faça uma visita a um endereço em Veneza para estudar um caso que, ao que tudo indica, seja sobrenatural e precisa da pericia de um especialista.

Descobrimos logo no inicio do livro que a vida de David não é fácil. O personagem tem histórico depressivo, melancólico, cuja culpa é depositada por ele em um acompanhante onipresente que o acompanha desde sempre. Diante do divorcio, David acaba aceitando o convite da mulher misteriosa e viaja para Veneza junto com sua filha, Tess, na intenção de ficar próximo dela para que juntos superem a situação difícil pela qual estão passando.

Ao visitar o endereço que lhe foi dado, David é surpreendido por uma cena que lhe faz questionar tudo no que acredita e, desde então, tudo começa a desandar na vida do personagem, que é colocado em uma “caça ao tesouro” em busca de sua filha que todos acreditam ter se suicidado mas, na verdade, foi raptada pela entidade que deixa uma trilha de pistas que David precisa desvendar para chegar onde precisa.

O livro tem uma pegada ao estilo de O Exorcista, com diálogos sofisticados e cheios de citações de O Paraiso Perdido, de John Milton. O livro é narrado de forma suave em primeira pessoa, o que torna a leitura rápida e agradável. O desenvolver da historia é muito bom, contudo, o final deixa um pouco a desejar devido à correria para finalização. Não estou dizendo que o final não seja bom e surpreendente, apenas que, na minha humilde opinião, poderia ser finalizado perfeitamente se os últimos dois capítulos fossem um pouco mais “devagar”.

A narrativa do livro ajuda muito na criação do universo misterioso do livro, que nos envolve com sua escuridão e nos leva a questionar se tudo que estamos lendo é real ou se não passa de um surto traumático do protagonista. Uma coisa é clara: você deve escolher no que acreditar e se agarrar a isso por que, no final, isso será importante para a conclusão da historia.  O livro irá te passar uma sensação de que está sendo observado, assim como o protagonista, que te deixa tenso, angustiado. Assim como também irá te deixar com dó de David e da forma como o cara só se da mal.



O Demonologista é distribuído pela editora DARKSIDE em uma edição maravilhosa de capa dura, detalhes em alto relevo e artes incríveis que você pode encontrar facilmente nas melhores livrarias de sua cidade. Vou deixar uns links aqui embaixo caso queiram garantir suas edições.

Então é isso galera. Se não leram ainda, leiam! Vale muito a pena. Se já leu, compartilhe comigo sua experiência e vamos conversar sobre. Até mais!