LIVRO: A ESPERANÇA


Minha expectativa ao ultimo livro da saga era muito grande. Afinal, depois de ler o primeiro livro (Jogos Vorazes) onde a autora Suzanne Collis te apresenta a uma nova distopia onde o mundo é dividido em 12 distritos e te mostra os motivos que podem levar a uma revolução, o segundo livro (Em Chamas) é onde notamos o despertar de uma revolução, e no terceiro e ultimo livro da saga (A Esperança) onde já temos a rebelião, o desenrolar e a conclusão tanto do destino do povo de Panem, quanto ao romance entre Katniss, Peeta, Gale.

A história toda se passa durante a revolta dos distritos contra a Capital. Katniss passa a ser o Tordo mesmo contra sua vontade ou sem saber direito o que estava fazendo, ela era o símbolo da luta dos distritos pela liberdade. Katniss permanece grande parte do desenrolar da trama no Distrito 13, onde estão os refugiados do Distrito 12 e onde está o comando da guerra.

A Esperança foi muito mais sanguinária que Em Chamas. Foram muitas mortes; armas poderosas, destrutivas. Armadilhas mirabolantes capazes de aniquilar uma tropa inteira, sem chances de sobrevivência, mas com um romance bem mais presente aonde chegava a ter cenas desnecessárias como; Peeta e Gale brigando pra decidir com quem a Katniss ira ficar, ainda bem que o romance é secundário apesar de ser importante para o desfecho de todo arco.

O livro nos leva refletir sobre até que ponto uma guerra é válida. Mesmo na luta por uma causa justa, muitos inocentes são mortos dos dois lados. Até que ponto os rebeldes são melhores que a Capital? Pois eles também estão aterrorizando e matando pessoas indefesas.

A Esperança é um livro que é carregado por um aspecto psicológico e o aspecto politico muito mais forte e presente que em todos os outros livros, tornando o livro mais maduro da saga.

Depois de uma vitória, são lamentadas todas as perdas, há promessas de que não haverá outra guerra. Até quando as pessoas se lembrarão dessas promessas? Até quando as pessoas se lembrarão da dor e das vidas perdidas? Será que a ambição humana tem limites? E o livro destaca bastante a percepção do ser humano em que o poder pode e nos corrompe e nos faz sentir superior.

Meu livro preferido da saga continua sendo Em Chamas, mas A Esperança é um ótimo livro com uma conclusão épica e um final diferente do que eu imaginava e do que eu já li. E foi muito bom poder ter visto os livros ganhando vida nos cinemas.