LIVRO: EM CHAMAS




‘Em chamas’ é o segundo livro da trilogia ‘Jogos Vorazes’. O livro começa há alguns meses depois do primeiro livro. Katniss e Peeta estão se preparando para a turnê dos vitoriosos já que venceram o septuagésimo quarto jogos vorazes. Katniss a garota em chamas passou a ser adorada por todos em Panem, ou quase todos, ela não anda agradando tanto ao Presidente Snow que vê seu ultimo ato de sobrevivência na arena como um afronto a capital e todo seu sistema. Katniss, agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos.
E esse ano a Capital comemora a septuagésima quinta edição dos jogos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

O livro continua com o mesmo segmento do anterior com uma qualidade e criatividade extraordinária. A escrita do livro é tão fácil de ler que a leitura flui e você chega a perder a noção do tempo. Na minha versão pude encontrar alguns erros na escrita, mas nada que deixe a frase sem sentido, porém o livro foi revisado e mesmo assim deixaram passar despercebidas algumas coisas.
A tensão do livro é grande e desde as primeiras páginas você consegue sentir isso, porém, o que era pra ser uma grande surpresa acaba se revelando na sinopse do livro e virando um grande spoiler, então se não leu a sinopse ou não sabe nada do livro; NÃO LEIA A SINOPSE DE EM CHAMAS QUE VEM NA CAPA.

‘Em chamas me’ ganhou ao mostrar outro lado de Katniss, mais sensível depois de enfrentar seus adversários dentro da arena. E também mais humanizada, preocupada ainda mais com as pessoas ao seu redor predisposta as ajudar e mais amigável ao ponto de aceitar um ombro amigo pra cuidar dela enquanto dorme e tem alguns pesadelos, mas, mesmo assim ainda continua sendo durona. O Suspense do livro não é tão forte pelo fato de que algumas coisas são jogadas na sua cara de forma obvia demais. O melhor ponto pra mim é o triangulo amoroso entre Katniss, Peeta e Gale, que começa a ser bem trabalhado nesse segundo livro aonde vimos alguns reflexos dele no livro anterior em vários momentos, um romance leve, mas que você vê presente desde o inicio com as duvidas bem típicas de uma garota. Mas a enxurrada de ação vem na 3º parte do livro onde você junto com a personagem fica aflito tentando confiar ou não em outros personagens que também compõe a historia e dai em diante é uma avalanche de tensão, ação e SIM algumas surpresas.

O que mais deixa a desejar é que a autora Suzanne Collins praticamente resolve todo o “mistério” abordado desde o inicio em praticamente um único paragrafo, tudo aquilo que ela vinha preparando desde o inicio é resolvido de maneira simples e sem graça, a autora poderia ter explorado mais o clima que ela criou para o fim e não ter jogado na sua cara como se você tivesse que aceitar aquilo daquela forma e pronto. Mas sem duvidas o livro “Em chamas” é garantia de qualidade, entretenimento do inicio ao fim.
Após ler o livro tratei de assistir ao filme que é bem fiel ao livro, nos só perdemos alguns atos ou personagens que seriam legais de serem vistos adaptados para o filme. A adaptação para os cinemas segue fielmente ao enredo do livro e também temos personagens muito bem tratados na tela com atores incríveis, a própria Katniss é interpretada pela atriz Jennifer Lawrence, finalista ao Oscar de melhor atriz por ‘Inverno da alma’.

‘Em Chamas’ é um best-seller da literatura jovem e rendeu 409,4 milhões de dólares, o filme superou 'Homem de Ferro 3', que faturou 409 milhões. O filme já se encontra disponível na NETFLIX.