A 5ª ONDA - FILME


Hoje vamos falar do filme A 5ª onda, filme baseado no livro do mesmo nome do autor Rick Yancey. O filme conta a história de Cassie uma típica adolescente que é brilhantemente interpretada por Chloe Grace, a Hit-Girl de kickass. E tudo na vida de Cassie corria muito bem ate que uma nave alienígena sobrevoa sua cidade e logo descobrimos que seu objetivo é eliminar a raça humana, então temos Chloe correndo para sobreviver nesse cenário devastado perto da extinção humana, que lembra muito alguns momentos da série The Walking Dead. 

Nesse filme podemos dividir o roteiro em 3 partes, na primeira parte percebemos como eles queriam estabelecer um mitologia forte, estabelecer cada um dos personagens e relações, e podemos observar como era Cassie antes dos ataques vivendo com sua família e seus amigos e mostrando como era sua relação com eles. 

No segundo ato temos a introdução de Evans, o jovem que vai ajudar Cassie em sua jornada para sobreviver nesse mundo caótico. É no segundo ato que a atuação de Chloe brilha muito, como eu já disse ela esta muito bem no filme e aqui consegue mostrar como uma garota sensível e mostrar pra todo mundo o que uma garota daquela idade poderia estar passando naquele momento você realmente acredita em cada atitude dela. 

O terceiro ato é bem acelerado e tem uma ação bem dirigida e bem frenética, mas também é no terceiro ato que o filme acaba se perdendo um pouco, pra mim, deu a sensação de que eles não sabiam como acabar o filme, esse filme é o primeiro de uma franquia. 
Temos também uma segunda trama em paralelo com a  de Cassie, que é do personagem Ben, ela era apaixonada por ele na escola e depois que aconteceram todos os ataques alienígenas Ben, se junta ao exercito Americano, e nos da uma perspectiva diferente de toda essa ambientação. 

O filme alterna muito bem entre momentos de calmaria e de tensão, você praticamente não sente essa transição. Mas é justamente nos momentos de calmaria que mora o principal problema do filme e de todos os outros filmes adolescente, que é a obrigação de ter um casal romântico. Nesse momento eu sinceramente esperava que o filme ousasse mais tentando surpreender em relação a algumas atitudes deles. E ainda no terceiro ato temos esse romance atrapalhando algumas cenas de ação, isso me incomodou muito, isso me tirou um pouco da trama e me fez perguntar se eu teria tomado aquela atitude de alguma maneira, achei esse romance deles meio irreal e apelativo demais.  

A direção de arte e fotografia funcionam muito bem ela são simples mas são exatamente o que o filme precisa, os efeitos visuais também funcionam muito bem e a trilha sonora do filme é bem marcante e acompanha o crescimento de Cassie, e esse crescimento é o que humaniza a personagem, nós nos sentimos muito próximos a protagonista e a Chloe dá um show de atuação, ela sabe transparecer muito bem os sentimentos dessa jovem que em meio a todos os seus problemas adolescente que se vê obrigada a deixar tudo pra trás e se tornar uma verdadeira fugitiva e assassina pra poder sobreviver a uma ameaça maior que ela. E Cassie não é uma garota escolhida como na maioria dos filmes, ela é simplesmente uma garota comum e isso nos aproxima ainda mais da personagem. 

A 5ª Onda não é um filme ruim, ele poderia ter arriscado um pouco mais em algumas atitudes, mas em meio a tantas adaptações descartáveis que temos hoje ele se destaca com uma ótima protagonista e eu espero ainda ver muita coisa feita pela Chloe nos cinemas.

ASSISTA AO TRAILER OFICIAL DO FILME: