LIVRO: COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ



Como seria sua vida se hoje, ao sair na rua, um acidente o tornasse um tetraplégico e você tivesse que viver o resto da sua vida aprisionado a uma cadeira de rodas? Essa, entre outras, é uma questão muito importante no livro COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ, de Jojo Moyes.

E ai, galera! Sei que ando meio sumido (de novo) por aqui mas hoje venho trazer para vocês resenha de uma leitura maravilhosa. COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ conta a historia de Louisa Clark, uma jovem de 26 anos sem muitas ambições pra vida, que vive com os pais, irmã e avô, que precisa de cuidados constantes graças a um derrame. Para ajudar nas despesas da casa, Louisa trabalha como garçonete num café da pequena cidade onde vive. Quando o café fecha, Louisa se vê desesperada por ser uma das poucas fontes de renda de sua familia e não ter qualificações profissionais o suficientes para um bom emprego. Sem ter outras opções, Louisa aceita trabalhar como cuidadora de um tetraplégico, Will Traynor, de 35 anos. Preso a uma cadeira de rodas graças a um acidente, o antes ativo e e esportivo Will Traynor passa a descontar sua amargura e mau humor naqueles que o rodeiam. Sua vida parece sem sentido e dolorosa para ser levada a diante. 

As diferenças entre os protagonistas são facilmente destacadas logo nos primeiros capítulos: Louisa é uma jovem confortável com sua vida e relacionamento, mesmo que seu namorado, Patrick, não lhe dê muito atenção. Quanto a Will, um jovem empresário, aventureiro, viajante que sem sempre gostou de apreciar os diferentes sabores da vida. Porém, com o acidente, Will se torna carrancudo e hostil, e é esse lado de Will que Louisa conhece, tornando seus primeiros dias de trabalho difíceis. Com o tempo, Will e Louisa vão se aproximando e criando uma relação de intensa amizade, até que Louisa descobre o plano de Will e decide a todo custo tentar fazê-lo mudar de ideia.

Mesmo parecendo extremamente clichê, a história surpreende e emociona seus leitores. O livro retrata de forma fiel o desenvolver de um relacionamento que se evolui a cada dia, sobrevivendo a dificuldades pessoais de cada um.

O livro trás como plano de fundo uma questão polêmica e delicada: O direito de morrer. Nós, assim como temos direito a vida, temos o direito de decidir quando ela deveria terminar?

Uma historia desse tipo tem tudo para nos fazer revirar os olhos e largar o livro ali na estante, ainda mais quando não se é muito fã de romances, como eu, porém a leitura é cativante, te prende do começo ao fim. A história é narrada em primeira pessoa, por Louisa, contudo, há trechos em que a narrativa passa para outros personagens na intenção de nos apresentar mais de um lado da historia.

A autora soube usar a narrativa de forma que parece que não estamos lendo uma ficção, e sim o diário de Louisa, tendo acesso a sua mente. Mesmo sendo rica em detalhes, a historia não é massiva e a leitura pode facilmente ser feita em poucos dias. Demorei um pouco para terminar por causa do meu pequeno problema de vista que as vezes faz com que eu tenha que dar umas pausas pra descansar, entretanto, quando finalmente terminei o livro, as lágrimas não conseguiram ser contidas.

COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ é emocionante e nos faz pensar sobre inúmeros aspectos da vida, uma leitura que vale a pena cada capitulo. O livro teve seu laçamento em 2013, pela Editora Intríseca porém, graças ao lançamento de sua adaptação cinematográfica que terá sua estreia esse ano, foi anunciada uma nova versão do livro com capa inspirada em um dos poster do filme.


O filme tem lançamento previsto para o dia 30 de Junho e está contando com um elenco espetacular e trailers de se apaixonar. Se você já leu, deixem seu comentário dizendo o que achou e seu trecho favorito. Se ainda não leu, corra e garanta já o seu, ainda há tempo!