LIVRO: PSICOSE


Olá! Eu já disse que ainda há vagas no Bates Motel? Não?! Então…

Não, não vou falar da série de novo. (Não hoje) Mas se você acompanha o blog deve saber que Bates Motel é uma das minhas séries favoritas no momento, e que já não vejo a hora da estreia da quinta temporada, mas hoje eu venho falar sobre o livro ao qual a série é inspirada, Psicose, um clássico da literatura originalmente lançado em 1959, pelo autor Robert Bloch.

Psicose conta a historia de Marion Crane que, após fazer um desvio de dinheiro do escritório em que trabalha, decide fugir em encontro ao seu noivo, Sam Loomis. O que Marion não sabia era que os imprevistos da vida a levaria ao Bates Motel, a beira de uma rodovia pouco movimentada e de aparência decadente. O motel é administrado por Norman Bates, um sujeito estranho e rechonchudo que desde criança vive sob os domínios de uma mãe extremamente manipuladora e protetora. Nesse motel Marion é brutalmente assassinada e, ao ser dada como desaparecida, e principal suspeita do furto do dinheiro do escritório, passa a ser procurada por um detetive particular da firma e sua irmã, Lila, que une forças a Sam em busca de seu paradeiro.

Ai que as coisas começam a pegar fogo…

Eu já havia assistido a adaptação cinematográfica que é muito fiel a obra literária, porém, como já disse anteriormente, livros me prendem mais, me deixam mais imerso a historia e aos sentimentos dos personagens e, em Psicose, estar ligados aos conflitos dos personagens, as suas suspeitas e ânsias, o faz ter uma experiencia ainda mais memorável.

A historia é narrada em primeira pessoa, hora focada no motel e na rotina de Norman, hora focado na irmã de Marion e Sam, juntando as pistas e trilhas deixadas pela fugitiva. Tal narrativa funciona perfeitamente pois os acontecimentos dos dois arcos da historia tem perfeita sincronia, não deixando pontos soltos ou inexplicáveis.

Mesmo sendo um livro clássico, cult, a história não é de grande complexidade. Possui um vocabulário simples, o que deixa sua leitura extremamente leve e agradável, podendo ser finalizada facilmente em dois, três dias no máximo.

Para a sua sorte, tal livro não é difícil de ser encontrado como alguns outros clássicos, pois a Editora Darkside Books possui em seus catálogos duas versões maravilhosas da obra de Robert Bloch, sendo assim fácil encontra-los nas principais livrarias. O material dos livros da Editora Darkside, como de costume, não peca no quesito qualidade. Sua edição de capa dura possui ilustrações exclusivas da adaptação cinematográfica que trás fotos das principais cenas do filme.

Garanta o seu aqui:

Psicose é uma leitura agradável e surpreendente, com incríveis reviravoltas e cronologia muito bem planejada. Até para aos conhecedores da história do Motel Bates, é uma leitura que vale a pena.

Gosta de livros? Quer ganhar um exemplar de O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares de presente? Fique ligados em nossas redes sociais e fique por dentro. Quem sabe a sorte não esteja a seu favor. Até mais!