LIVRO: CAIXA DE PASSAROS

  Imagina você ficar cinco anos preso dentro de casa, no escuro, sem poder olhar para o lado de fora e, caso precise sair, tenha que ir vendado ou de olhos fechados pois existe alguma coisa lá fora que tira a sua sanidade depois de qualquer contato visual.  Essa é a vibe de CAIXA DE PASSAROS, de Josh Malerman.

Sinopse

"Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune nem sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e seus dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e todos morrerão."

 Em Caixa de Pássaros temos a protagonista, Malorie, com a suspeita de gravidez tomando conta de sua mente enquanto uma “ameaça” toma conta de todo o mundo. Relatos dizem que as pessoas estão vendo alguma coisa que as fazem enlouquecer e logo em seguida se suicidarem. O que, no começo, não parecia passar de paranóia das pessoas, começa a se tornar procedimento de segurança. As pessoas começam a andar pelas ruas tapando os olhos com jornais, revistas e até mesmo com as próprias mãos com medo de visualizar o que esteja andando pelas ruas e acabarem mortas. O pavor se espalha cada vez mais e a paisagem passa a ser cada vez mais obscura. Janelas passam a serem lacradas com madeiras, papelões e cortinas para que não seja possível ver o que acontece do lado de fora.

Preocupada com a proximidade na qual começam a acontecer às mortes, Malorie encontra como alternativa se juntar a um grupo de sobreviventes que se reuniam num endereço publicado nos jornais e, junto a eles, encontra o apoio necessário para resistir a sua gestação. Às vezes é preciso ter estomago para ler os detalhes narrados minuciosamente. Sério! A vida que os sobreviventes são obrigados a aderir não é nada fácil, eu tentei me colocar no lugar deles enquanto lia e o resultado foram noites de pesadelos e paranoias.

Cinco anos se passam e o numero de sobreviventes diminui ainda mais. Ninguém tem uma resposta do que seja essa “ameaça invisível” e o motivo do contato visual causar tal efeito nas pessoas. Com isso, Malorie se vê criando seus filhos em uma situação de escassez, treinando-os para que sobrevivessem no mundo atual e a ajudassem na sua trilha até um local anunciado como seguro que ficava rio abaixo.


Não irei entrar em mais detalhes porque qualquer comentário pode se tornar um grande spoiler. O que posso adiantar para vocês é que a historia é emocionante. O autor soube usar muito bem o enredo de forma não linear para prender a atenção, sem quebrar a tensão e a agonia que o livro causa, retratando o presente e mostrando a ligação que aquilo tem com o passado sem cometer o erro de denunciar os fatos ou deixar pontos soltos sem necessidade. Os pontos que foram deixados “em aberto”, acredito eu, que tenham sido propositais, já que autor tem material para uma ótima sequencia.


Eu sou um pouco lento com minhas leituras, por causa da minha rotina e/ou por causa da falta de disposição, porém a Caixa de Pássaros me segurou de uma forma que, até quando estava fazendo alguma coisa, a não ser ler, eu só sabia pensar no livro. Apenas interrompi a leitura, durante uns dois dias, para dar uma paz a minha mente, que já estava ficando completamente perturbada, pois eu me entregava ao livro de uma forma inexplicável. A forma como o autor pegou alguns medos que todos nós temos (Medo do escuro, do desconhecido e o medo de morrer) e misturou ao enredo é de deixar qualquer um meio cismado. 

Então, se está a procura de um livro diferente de tudo que já viu, a Caixa de Pássaros está ai para se tornar uma experiência inesquecível. O entretenimento é garantido. Você ira ficar tenso, nervoso, talvez paranoico e irá se emocionar com a historia dos personagens. Garanto que a dedicação e a força da Malorie para com os filhos, o carisma e a liderança de Tom e a esperteza das crianças vão te conquistar.


Caixa de Pássaros está sendo distribuído no Brasil pela editora Intríseca e você pode encontra-lo facilmente nas principais livrarias de seu bairro. Por não ser um livro muito grande, de 272 páginas, o livro é vendido por um preço super acessível, numa faixa de R$16,60 à R$ 30,00. Caso queiram adquirir logo o seu, estou deixando alguns links abaixo. 



  Caso já tenham lido, deixem seu comentário e compartilhe comigo sua experiencia. E você que ainda não leu, LEIA! Você não vai se arrepender.


  Mas lembre-se: Se ouvir algum som suspeito à noite, NÃO ABRA OS OLHOS!